Siga-nos

Formatos e legendas em desenho técnico

Em outro artigo fizemos uma introdução ao desenho técnico e creio que estamos bem embasados a respeito do que é desenho técnico e qual é sua aplicação, vou continuar tratando desse assunto, hoje vou falar sobre a importância dos formatos e legendas e como criá-los de forma correta seguindo algumas normas. Se você não está familiarizado com desenho técnico leia o artigo “Introdução ao desenho técnico” em nosso site.

Comece agora mesmo seguir @infocadu no twitter e também curta nossa página no facebook para receber mais dicas.

O que são os formatos?

Formato nada mais é do que o tamanho padrão do papel que antigamente era utilizado para desenhar, atualmente não desenhamos mais diretamente no papel, fazemos o desenho com auxílio de algum software e depois plotamos (imprimir) nos formatos adequados.

Existem cinco formatos de papel utilizados no desenho técnico, são eles: A4 (210×297), A3 (420×297), A2 (420×594), A1 (594×841) e A0 (841×1188) (medidas em milímetros). Esses formatos são padronizados e nunca podem ser alterados, caso haja alteração no formato do papel pode haver grande confusão com relação a escala do desenho plotado (impresso). Não quero entrar no assunto de escalas nesse momento, porém é importante citar que todo desenho é feito em alguma escala, seja de 1:1, 1:5, 1:10 e assim por diante.

Tendo em vista que os desenho possuem escala e para que a escala seja mantida na plotagem, é necessário que o papel esteja no tamanho correto. Imagine que um desenho seja feito em um formato A4 e depois você imprima essa desenho em metade de um formato A4, obviamente o desenho ficaria com metade do seu tamanho original, para desenhos que não são técnicos talvez isso não seja problema, mas para desenho técnico isso influencia muito.

AutoCAD - Formatos e Legendas
Outra coisa importante e padrão são as margens de cada formato, quando falo em margem estou dizendo que em todos os formatos devem existir linhas de margem, como aqueles cadernos que usávamos para desenhar no ensino fundamental. A diferença é que nos formatos de desenho técnico as margens possuem medidas exatas. São elas:

  • Para formatos A2, A1 e A0 = margem esquerda 25mm, margens superior, inferior e direita 10mm;
  • Para formatos A3 e A4 = margem esquerda 25mm, margens superior, inferior e direita 7mm.

É fato que esse padrão normatizado foi definido há muito tempo, ou seja, se usava esse padrão como um auxílio para desenhar quando os desenhos eram feitos em pranchetas, atualmente com os sistemas CAD muitas coisas mudaram, mas essas normas ainda não foram abolidas. Também é fato que de certa forma essas margens nos ajudam, pois entre elas e os limites do formato (folha) existem marcações que nos auxiliam no dobramento do desenho.

O que são as legendas?

Elas são uma espécie de etiqueta que fica posicionada no canto inferior direito da folha e fornece informações imprescindíveis ao desenho, a norma sugere a máxima dimensão que a legenda pode ter, no entanto o tamanho da legenda pode ser também condicionado pela quantidade de informações necessárias ao desenho que estamos fazendo. As informações vitais que deve possuir uma legenda são:

  • Identificação do projetista / desenhista;
  • Empresa proprietária do desenho / projeto;
  • Nome do projeto;
  • Número de registro do desenho;
  • Simbologia de projeção;
  • Escala do desenho;
  • Tolerâncias;
  • Formato da folha;
  • Data do desenho;
  • Matéria-prima a ser utilizada na fabricação;
  • Campo de revisão e aprovação do desenho.

Outras informações podem ser necessárias dependendo do que trata o desenho ou projeto, o importante é salientar que não devemos inserir nos campos da legenda informações desnecessárias, isso pode poluir o desenho causando uma má interpretação do mesmo.

Quando começarmos a desenhar ou projetar alguma coisa é importante sempre ter em mente em qual formato iremos plotar nosso desenho, isso fará com que saibamos se será necessário fazer uso de escalas ou não, por exemplo se vamos desenhar um carro, com certeza teremos que adotar uma escala de redução para que o carro se enquadre em algum formato, sendo assim a escala utilizada será informada na legenda para que a pessoa que for interpretar esse desenho tenha total compreensão da proporção do desenho em relação ao carro.

Thiago Gianaccini

Projetista com mais de 14 anos de experiência no desenvolvimento de produtos e projetos de moldes de injeção, máquinas e dispositivos em ferramentarias e empresas multinacionais principalmente do setor automobilístico. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e também em Desenho Mecânico, atualmente trabalha com projetos e desenvolve o trabalho associado ao ramo de projetos por meio de websites e na produção de cursos online.

Compartilhe este artigo

9 Comentários para “Formatos e legendas em desenho técnico”

  1. jolufa disse:

    mas,… e o padrão da legenda, tem ou não tem?

  2. edney disse:

    Minha pergunta é a mesma, a legenda tem as medidas padrões baseando na norma?

  3. Hugo disse:

    Sim, mas quais são as medidas da legenda segundo a norma que eu não acho em lugar nenhum?

  4. MAylon disse:

    onde eu baixo esse padraão de folha a4?

  5. ALEXSANDRO CESAR ANDRADE disse:

    BOA NOITE!!! GOSTARIA MUITO DE OBTER AS INFORMAÇÕES, DE TOLERÂNCIA QUE ESTA NA LEGENDA DO ARTIGO, FORMATO E LEGENDAS, ACHEI MUITO PERTINENTE OS DADOS RELACIONADOS A ESTE CAMPO DA LEGENDA, MAS ESTA PRATICAMENTE ILEGÍVEL, SE PUDEREM ME AJUDAR, POIS ESTOU FAZENDO UMA NOVA LEGENDA PARA A MINHA EMPRESA E JÁ VEJO ISTO COMO UM DIFERENCIAL, DE QUALQUER FORMA PARABÉNS PELO SITE,

    http://www.infocadu.com/infocadu.com/wp-content/uploads/2011/12/AutoCAD-Formatos-e-Legendas.png

    ATC, ALEXSANDRO

Digite seu e-mail e receba nossas novidades: