Siga-nos

Entender os diedros no desenho técnico pode lhe ajudar muito

No Desenho Técnico Mecânico existe uma forma de representar a projeção das vistas de um desenho chamada diedros. Quando um profissional está lendo e interpretando o desenho técnico para posteriormente fabricar a peça que o respectivo desenho representa, é necessário se atentar muito bem em qual diedro a peça foi desenhada, essa atenção ao diedro fará com que a fabricação da peça seja correta. Neste artigo vou explicar o que são os diedros e como são representados.

Siga @infocadu no twitter e curta nossa página no facebook para se manter atualizado.

Os diedros são planos de projeções em que as vistas do desenho são representadas, existem no total quatro diedros, porém o mais utilizado no desenho técnico é o 1º e o 3º diedro. Apesar de ser possível observar por meio das vistas do desenho em que diedro estão sendo projetadas, na legenda (se não sabe o que é uma legenda leia: Formatos e Legendas em desenho técnico) de todo desenho deve haver um campo indicando o diedro que se está utilizando. Veja abaixo a imagem para entender melhor.

Desenho-Tecnico-Diedros

Já vi acontecer muitos casos em que o profissional que estava a fabricar uma peça conforme o desenho técnico que lhe foi dado, fez uma má interpretação do desenho a respeito da projeção do diedro, isso fez com que ele fabricasse a peça em questão de um modo errado, ou seja, a peça ficou totalmente invertida. Por esse motivo sempre devemos prestar atenção no desenho para que não cometamos o mesmo erro.

Erros comuns

O erros mais comuns de acontecer, é confundir o 1º diedro com o 3º diedro, esse erro é comum porque aqui no Brasil a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determina que devemos utilizar o 1º diedro para desenhar, no entanto nem sempre os desenhos são nacionais, e quando recebemos, por exemplo, um desenho americano que tem como padrão a norma ANSI (American National Standards Institute) que diz que o desenho deve ser feito em 3º diedro, acabamos não prestando atenção nisso e fabricando a peça de forma errada.

Observe a imagem abaixo e veja a diferença entre o 1º e o 3º diedro nas vistas projetadas da mesma peça.

Desenho-Tecnico-Projecoes

Como puderam perceber a mesma peça sendo projetada em diedros diferentes realmente pode causar confusão quando não damos a atenção correta aos diedros.

Conclusão

Sempre quando criar um desenho que será usado por profissionais aqui do Brasil, crie esse desenho em 1º diedro, e quando receber um desenho de origem internacional verifique a projeção do diedro que foi utilizada. Nunca se esqueça também de informar na legenda do seu desenho a projeção do diedro que você usou.

Thiago Gianaccini

Projetista com mais de 14 anos de experiência no desenvolvimento de produtos e projetos de moldes de injeção, máquinas e dispositivos em ferramentarias e empresas multinacionais principalmente do setor automobilístico. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e também em Desenho Mecânico, atualmente trabalha com projetos e desenvolve o trabalho associado ao ramo de projetos por meio de websites e na produção de cursos online.

Compartilhe este artigo

3 Comentários para “Entender os diedros no desenho técnico pode lhe ajudar muito”

  1. jolufa disse:

    Simples e objetivo! Muito bom!

  2. andre disse:

    mas de acordo com este 3° diedro pode fazer a peça que sai nas medidas do 1° diedro. ou não? não entendi muito não.

  3. Alberto leite disse:

    Acho muito bom como trabalho diariamente com desenho foi muito útil recomendo para outras pessoas visitar essa pagina.

Digite seu e-mail e receba nossas novidades: